quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Apresentação Tetralogia

TETRALOGIA ANALÍTICA
J. Jorge Peralta       
Apresentação
            Para nós, a Tetralogia Analítica é um modo vivencial de entender e interpretar o mundo e a vida.
É quase uma filosofia de vida, dado o seu compromisso com o pensamento coletivo e compartilhado, abarcando o globo e tudo o que nele se move e onde tudo se relaciona.
A Tetralogia não analisa apenas o ser pensante, fechado em si mesmo. O quarto pilar, ou linha de pensamento da Tetralogia assume a interação de tudo, a alteridade, as relações mútuas.
A Tetralogia não vê apenas o ser humano em si mesmo, com seus imensos valores e capacidade de pensar e arquitetar sistemas.
Vai além e vê o ser humano como locutor coletivo de um mundo complexo, do qual ele é um elo privilegiado e consciente, que não poderá nunca abdicar dessa condição, sem graves danos à harmonia geral.
A Tetralogia realça as forças que estabelecem a mútua interação das pessoas entre si e com todo o mundo que as cerca e as integra: a alteridade.
Os seres vivos do Universo participam de um grande complexo de forças centrípetas e centrífugas que vão direcionando a dinâmica universal da vida, onde todos os seres vivos  são interdependentes. Todos somos comprometidos com o equilíbrio e até com os desequilíbrios sócio-vitais que compartilhamos uns com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário