quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pacto

PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
do
Pacto Humanista Global
GlobiPacto

"Conhece-te a ti mesmo
e dominarás o universo”
Sócrates

"A utopia e a ciência são a força
motriz do desenvolvimento humano
e da prosperidade dos povos" -  
JPeralta 


Scientia et sapientia vinces
[Com ciência e sabedoria, vencerás]







Apresentação







O Movimento Pacto Humanista Global - GlobiPacto - pensa o globo, como a casa comum,  de todos os viventes terrestres, e de todas as gentes da espécie humana. Vê o mundo na sua multiplicidade, multiculturalidade e  multipolaridade. Vê o humanismo como  multidimensional e multifacetado.: um humanismo plural.
Pacto Humanista Global - GlobiPacto - observa toda a complexidade do espaço terrestre, com as múltiplas espécies, distribuídas em sua fauna e na flora. Considera a terra, o ar, o fogo e as águas como elementos fundamentais da vida humana, os quais precisam ser preservados sadios, para as próximas gerações, e por toda a posteridade, para a perpetuação das espécies.
Considera a espécie humana, em sua rica variedade de raças, povos e culturas e alia-se a quantos trabalham pela harmonia, respeito à diversidade e união de todos.
Luta pelo desenvolvimento da cultura, saúde e bem-estar de todos, com justiça, mais qualidade de vida e desenvolvimento solidário.
Luta pela solidariedade, paz e convivência produtiva entre todos os países, nações, culturas, religiões e ideologias de boa vontade. Luta pela harmonia ativa e pela paz mundial.
Cada um, no seu espaço, que seja soberano, e saiba respeitar todos os outros, em atitude de reciprocidade positiva e de articulação intercomplementar.
As bases teóricas do GlobiPacto estão formuladas na Tetralogia Analítica, uma filosofia humanista interacional.


Jorge Peralta
I
PERFIL BÁSICO DO
PACTO HUMANISTA GLOBAL - GlobiPacto

1. Ideias que Movem o Mundo
1) O Pacto Humanista Global é um movimento que acredita que as
grandes ideias movem o mundo. Ideias, fruto de experiências, vivências e sabedoria.
Acredita que as melhores ideias às vezes vêm de onde menos se espera.
Acredita que o Espírito sopra onde quer, sem nos consultar, nem pedir licença a ninguém.O Espírito é quem manda.
2)Este é um espaço que alia, num mesmo contexto, over e o ouvir, o pensarfalar e o agir. Quer pugnar por um “saber de experiências feitas”, (Lusíadas, IV, 94,7), para não se restringir ao mundo teórico.
3) É um espaço que quer ver e apreciar os fatos e as ideias que lhes estão subjacentes, buscando as causas e os efeitos, os contextos e as consequências, agitando decisões articuladas, numa realidade complexa...
4) O Pacto Humanista Global é um movimento quequer dar as mãos a todos quantos, pelo mundo afora, acreditam no potencial do ser humano e acreditam que este éinfinitamente maior que as crises que cercam nossa sociedade, e sempre cercaram. Aprendemos na prática, que viver é também saber superar obstáculos... É estar sempre prevenido. Sempre pensar e agir. Nunca se omitir.
5) Assume perspectivas espiritualistas, numa visão holística, com os pés no chão e o coração no alto. Estimula aMeditação, como uma atividade que ajuda a manter o equilíbrio psíquico da pessoa, em si mesmo, e no seu relacionamento com os outros.
2. Superação de Atitudes Uniformizantes e Deletérias
1) O Pacto é um espaço para pensar e propor alternativas viáveis, a
algumas estruturas mentais que perturbam e precarizam a nossa civilização, que vai ficando enferma, em muitas dimensões.
2) Agindo proativamente, quer contribuir para a superação de certas atitudes massificantes, que estão levando a sociedade ao caos, numa letargia que tudo quernivelar, num único refrão e no mesmo diapasão; vão criando uma sociedade despersonalizada, de pensamento único, “uniformizada” como um grupo de crianças de orfanato, ou de presos em um cárcere.
Superar a tutela dos gurus marqueteiros, que vão criando um mundo de comodistas acomodados, às vezes fúteis, simplistas e inúteis, colocando em xeque a auto-realização, o bem-estar social, as diferenças culturais, a identidade, e a liberdade de opção; vão criando uma sociedade artificial, pasteurizada, anestesiada, consumista e inconsciente.
3) Adequar o quadro de referências, propondo novos paradigmas que garantam a integridade dos seres humanos, com liberdade e responsabilidade.
4) O Pacto Humanista Global olha o mundo todo, numa perspectiva plural, multicultural e multipolar.
É um movimento comprometido com a vida dos povos e das nações, no sentido que a pessoa precisa ser tambémcidadão do mundo, como é cidadão de um país, em que vive, e do qual deve cuidar, solidariamente...

II
PLATAFORMA SÓCIO-CULTURAL
A) Objetivos-Meio
1. Repensar Rumo de todos os Povos
Pacto Humanista Global – GlobiPacto - propõe-se abrir espaço, para pessoas conscientes compartilharem ideias, no sentido de repensar e debater os rumos da própria caminhada, e de todos os povos, como uma unidade solidária, uma “Praça Universal”, onde todos se relacionam, numa presença real ou virtual, em torno do bem-comum; quer garantir  as especificidades culturais de cada um e a preservação da espécie, com qualidade de vida e progresso.
1) Propõe-se desenvolver a cultura da paz, da fraternidade e da prosperidade solidária, em termos sócio-culturais, visando a qualidade de vida e o bem-estar dos povos.
2) Propõe-se discutir ideias básicas de bem-estar, que superem objetivos do consumismo desenfreado, o qual visa o lucro a qualquer preço, ainda que leve prejuízo às pessoas e ao meio ambiente; faz as pessoas vítimas da própria ignorância e desinformação.
Queremos a economia a serviço da pessoa humana e não a pessoa a serviço da economia.
3) Propõe-se a cooperar para superar e denunciar os vícios de uma civilização tecnocrata e economicista, que entronizou o lucro, o consumir  e o ter, como o valor máximo das pessoas; em consequência produz pessoas desajustadas e anti-sociais, envoltas numa ilusão coletiva inconsciente, inconsistente, às vezes inconsequente e insustentável;
Quer propor  soluções alternativas: que haja o desenvolvimento científico,  tecnológico e humanístico, articulado com a vida.
4) Ao lado dos fantásticos mercados do consumo, quer levantar templos do saber, numa visão articulada e integradora. Quer levar os povos, a coordenadas superiores ao mero conhecimento pragmático, fragmentário, sem articulação.
5) Propõe-se, acima de tudo, pugnar pelo respeito efetivo, à consciência, à dignidade e à responsabilidade humana das pessoas. Considera a inconsciência o flagelo maior das sociedades e das nações; leva à coisificação dos valores humanos.
6) Na medida do possível promoverá o intercâmbio de estudantes e intelectuais, fortalecendo os laços sócio-culturais entre as comunidades e entre todos os povos.
7) Propõe-se a abrir caminhos e atalhos, pontes e vias expressas, entre as pessoas e os povos, através dos meios de comunicação disponíveis, para difundir a cultura da paz, da prosperidade solidária, e do respeito mútuo, com base no diálogo, na cooperação e no respeito mútuo...
8) Publicar obras, sobre os assuntos em pauta do GlobiPacto e sobre outros assuntos pertinentes.
9) Difundir a obra e o pensamento dos grandes mestres do pensamento humanista vital.
10) Interagir socialmente através da INTERNET (GlobiRede) e outros meios.

2. Posicionamentos Consequentes

1) O Pacto Humanista Global – GlobiPacto - evitará imiscuir-se em questões de política partidária, agindo suprapartidariamente, consciente de que é o mérito da pessoa que deve ser avaliado; e na certeza de que podemos encontrar pessoas sábias, em todas as organizações políticas, sociais ou religiosas e em todos os ramos do conhecimento, convivendo com pessoas néscias e oportunistas.
2) Devemos tomar consciência de que as religiões são muitas, mas o princípio religioso é uno, e que a ciência é uma só. A unidade, como a diversidade harmoniosa, nos unem, se houver lealdade a princípios comuns.
3) Cada um deve saber que os problemas do nosso mundo são muitos, mas que serão reduzidos à medida que as pessoas conscientes fizerem a sua parte, com dedicação, competência e generosidade.
4) Precisamos saber olhar positivamente, numa perspectiva holística.
Em vez de só resmungar, cada um faça a sua parte.
Em vez de viver do suor dos outros, como chupins, cada um viva do próprio suor. Cada um vá à luta.
5) Acreditamos com Tagore, que:
“é melhor ascender uma vela
do que reclamar da escuridão”.
É preciso superar o vício da omissão e da inércia moral.

B) PRINCÍPIOS NORTEADORES
Princípios e Diretrizes

1. Humanismo Universalista
O Pacto Humanista Global alicerça suas propostas:
a) no humanismo integral, vital, multidimensional e universalista.
b) no respeito à dignidade da pessoa humana;
c) no sentido da justiça, valorizando a pessoa por seus méritos;
d) no buscar a prosperidade solidária e da cultura;
e) na promoção, desenvolvimento e educação das pessoas;
f) na ciência e no conhecimento a serviço da experiência, da consciência, da competência  e do bem-comum;
g) no sentido positivo ante a vida e a história e na alegria discreta que lhe trazem os acontecimentos que somam méritos;
h) no esforço de dar a todos igualdade de oportunidades, para que cada um possa desenvolver os seus talentos, potencialidades e até a sua espiritualidade  pessoal e a dimensão sacral, ao lado do profano;
i) na intenção de dar condições para que cada um consiga a auto-realização, como pessoa e como cidadão;
j) nos valores da cultura regional e nacional, promovendo o cultivo e a defesa da identidade nacional, dando destaque às manifestações da cultura popular de raiz.
k) na promoção do respeito aos direitos e aos méritos de cada um, sem parasitas e sem oportunistas, sem oprimidos, sem opressores e sem corruptos nem corruptores;
l) na cooperação para que todos aprendam a ser pessoas livres, conscientes, responsáveis, capazes de construir o próprio bem e o bem-comum, dentro dos valores superiores da vida.
m) na proteção às crianças e aos idosos, aos doentes e aos deficientes, na medida das necessidades de cada um.
n) na proteção ao meio ambiente, às árvores e aos animais.

Pugna pelos valores essenciais da pessoa humana, independente de
povo, raça, cultura, religião ou condição social; Evita o humanismo barato, simplista e vazio, veiculado por oportunistas que agem como  gaviões travestidos de passarinhos.
O GLOBIPACTO quer evitar atitudes panfletárias que estão por toda a parte, jogando para a platéia; quer ação, consciente de que saber é fazer, sem esperar acontecer.
Estes objetivos podem parecer utópicos, mas é o sonho que arrasta montanhas.

2. Teoria e Prática
Pacto Humanista Global – GlobiPacto - está consciente de que a teoria só tem valor se tiver compromisso com a prática efetiva. Sabe que há sempre risco nos conceitos e práticas de igualdade, liberdade, fraternidade e justiça. Sabe que esses valores podem ser esmagados pela arrogância, pela mediocridade e pela tirania.
Nossos conceitos devem ser ancorados na multidimensionalidade da pessoa humana, sabendo que são sujeitos de direito e respeito a todos os cidadãos do presente, do passado e do futuro, o que proíbe a arbitrariedade.

III
FINALIDADES E PARÂMETROS
A) Finalidades Essenciais do GlobiPacto

1. Elencamos 12 finalidades que se desmembram:

a) a auto-consciência humana e consciência do outro: a identidade e a alteridade;
b) o espírito de cidadania responsável e consciente;
c) o respeito à dignidade humana, amor ao próximo e auto-estima;
d) o respeito à diversidade e diferença natural entre as pessoas e as coisas;
e) a educação de qualidade que forme a pessoa  integral, consciente, competente e responsável;
f) ao princípio de solidariedade e busca da prosperidade e do bem-estar pessoal e social;
g) o desenvolvimento dos talentos e potencialidades de cada um;
h) a busca do desenvolvimento sustentável e com qualidade de vida na comunidade;
i) a justiça e a liberdade responsável, como base de paz e da cooperação mútua;
j) a cultura e preservação do meio ambiente, na terra, na água e no ar, como garantia da vida atual e das futuras gerações;
k) a cultura da história e das personalidades paradigmáticas de nossa cultura;
l ) cultivar nossa cultura erudita e popular e nossa identidade nacional lusófona e plural;
m) cultivar um ambiente amistoso e cordial, participativo e criativo;
n) cultivar, sempre que possível, os valores espirituais da pessoa humana;
o) convidar as pessoas a pensarem, a verem, a ouvirem, a falarem e a agirem, vencendo a passividade complacente.

2. Em síntese:  o Pacto Humanista Global - GlobiPacto - propõe-se
cooperar com todas as pessoas e Instituições que têm por meta ajudar a construir pontes, ruas, avenidas e atalhos por onde passarão os construtores de um mundo mais próspero, mais solidário, com mais justiça e paz e bem-estar.

B) PARÂMETROS DE ATUAÇÃO

Com base na Filosofia Tetralógica, o GlobiPacto -define três parâmetros  em sua atuação:

1. A Educação de Qualidade é sempre Prioridade
Pacto Humanista Global – GlobiPacto - pauta sua atuação na luta permanente e sem tréguas por uma educação séria, consciente e competente para todos, baseado em princípios, voltada para a formação de cidadãos competentes, conscientes e responsáveis, capazes de cooperar na construção de uma sociedade mais justa, mais próspera e mais solidária, com mais qualidade de vida e bem-estar.
Daí virá o desenvolvimento sério, responsável e sustentável, competente e respeitável, o bem-estar do povo e o desenvolvimento da nação.

2. Formação de lideranças, baseada em princípios.

3. Visão Otimista da Vida e do Mundo
Pacto Humanista Global - GlobiPacto - assume um posicionamento construtivo, positivo, proativo e otimista da vida e do mundo, sem esquecer suas mazelas. Rejeita o ceticismo deletério que leva ao nada, com uma máscara falida de pseudo-sabedoria. Rejeita também o otimismo vazio, que não vê os problemas a serem sanados. Rejeita os “chorões” por profissão, que apenas fazem jogo de cena, para agrado da platéia, mas agem na contramão.

IV
GRANDES MESTRES DO GlobiPacto

1) Grandes Mestres do Mundo Antigo Sócrates
O Cristo
Sêneca
Paulo de Tarso
Agostinho de Hipona
Moisés
Sidarta Gautama, o Buda
Ibn Arabi
Maomé Ibn Hashim
Confúcio
Laotsé

2) Grandes Mestres do Mundo Lusófono
Luis de Camões
Antônio Vieira
Rui Barbosa
Gilberto Freire
Damião de Góis
José Bonifácio de Andrade
 Fernando Pessoa
Agostinho da Silva
Dom Pedro II

3) Grandes Mestres do Mundo não-lusófono
Teilhard de Chardin
Francisco de Assis.
Gustavo Yung
Blaise Pascal
Albert Einstein
Ortega Y Gasset
Miguel Unamuno
Jacques Maritain
Tomás Morus
Mahatma Gandi

V
GRANDES BANDEIRAS DO
PACTO LUSÓFONO:

Um Projeto para um Pacto Humanista Global, em busca de Novos Rumos, não pode se basear somente em reflexões teóricas: precisa ter propostas transformadora, científica e socialmente válidas e possíveis: precisa terbandeiras que exigem uma certa intervenção prática na vida dos povos.

Como bandeiras do GlobiPacto, propomos as seguintes ações/projetos:
1. A primeira bandeira paradigmática é a Macrópolis, um modelo teórico de convivência na sociedade dos humanos.
2. Buscar as Forças Matrizes da Identidade dos Povos.
a) Os Grandes Paradigmas da História do mundo:  As Forças da Identidade e alteridade.
b) Formatar os Paradigmas das Identidades Nacionais dos povos.
3. A Cidade Formadora do Cidadão – Cidade e Cidadania – Dinâmica educacional.
4. Cidadania, Consciência e Auto-Estima dos Povos.
5. Novos Paradigmas Educacionais no Ensino Médio e Superior: SISTEMA PAIDÉIA.
6. Diversidade, Unidade e Articulação Político-Cultural dos Povos. Busca da paz, com justiça e prosperidade. As forças que unem e movem.
7. As Forças que unem ou as que desunem os povos.
8. Defesa Permanente da Prosperidade e da Soberania dos Povos.
9. Difusão e Cultivo dos Grandes Mestres da História Mundial, com paradigmas.
10.  Pugnar pela União dos Povos, nas grandes organizações solidárias internacionais.
11. Pugnar pela União Cultural dos Povos Ibéricos. (Portugueses, Castelhanos,  Galegos, Bascos, Catalãos, etc)
12. Cooperar no cultivo, difusão e defesa da Língua Portuguesa, através do Instituto Globilíngua, que promove a Língua Portuguesa, como Língua Internacional, de comunicação e interação humana, solidariamente com outras instituições de objetivos idênticos. Estabelecer aliança com o Instituto Camões, o IILP, etc.
13. Homenagens a Pessoas de destaque, na cena mundial.

VI
TEXTOS PARADIGMÁTICOS

Grandes Textos Mundiais
Pacto Humanista Global – GLOBIPACTO-  elege, como parâmetros, os seguintes documentos da UNESCO/ONU:
a) As Propostas da Educação para o Século XXI – UNESCO/Paris, 1998;
b) A Declaração Universal dos Direitos Humanos; (Proclamada em Paris Assembléia Geral da ONU – 10/12/1948);
c) Declaração de Princípios sobre a Tolerância(16/11/1995);
d) Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Proclamado em 16/12/1966 – Assembléia Geral da ONU);
e) Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, adotada em 02/11/2002;
VII
VALORES E DESAFIOS

1. Valores em destaque:
a) o desenvolvimento sustentável,
b) a cultura e preservação do meio ambiente,
c) a justiça, tolerância e igualdade de oportunidades,
d) a prosperidade solidária,
e) a cultura da paz e harmonia entre as pessoas e os povos, etc.

1.1  Pacto Humanista Global - GlobiPacto - reafirma seu
compromisso de lutar pela solidariedade e união de todas as nações, numa pátria sem fronteiras, por uma humanidade mais digna, competente e responsável, na linha e “NOVOS RUMOS PARA O NOSSO MUNDO” e da Tetralogia Analítica.

2 . Enfrentando Desafios
Pacto Humanista Global - GlobiPacto - não foge de desafios. No entanto seu intento será sempre a criação de um espaço harmônico, prazeroso e atraente, onde as pessoas se sintam bem, sem constrangimentos.
Embora seja um objetivo utópico, ele faz parte de um processo... Há, pelo mundo, muita gente empenhada neste objetivo, e sabendo que vale a pena lutar por aquilo em que acreditamos.
Estamos bem acompanhados, conhecendo ou não nossos companheiros de jornada e de ideais, espalhados pelo mundo todo, em todos os tempos.
O que precisa ser refutado, seja refutado, mas com argumentos, com respeito às pessoas. Buscamos pescar em águas claras, com argumentos claros e distintos. Lutamos pelos princípios em que acreditamos, em benefício de todos.
Não esqueceremos que há muita gente especializada na pesca em águas turvas, para burlar os incautos... Com estes precisamos seguir o conselho sábio:
“ser astuto como as serpentes”.
Estes, como pessoas, também precisam de nosso respeito. Por outro lado, é sabido que há muito mais gente especializada e prática em pescar em águas claras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário