quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Decálogo Humanista

 APRESENTAÇÃO
J. Jorge Peralta

O presente texto, Decálogo Humanista, nasceu em 2003, como Decálogo do Educador. Quisemos formular uma série de princípios que todo o educador precisa ter em mente, subjacente à sua atuação no magistério. O Decálogo levou a novas Reflexões que nos levaram ao Pacto Humanista e à Tetralogia Analítica, que precisamos formatar.
Inicialmente, o Decálogo tomou o aspecto de uma sineta que convoca para o início de nova jornada de trabalho, ou como um despertador que lembra  alguns princípios  e atitudes de que todos têm conhecimento, mas que a complexidade de nosso mundo, tecnicizado e desumanizado, começou a esquecer, já no final do século passado.
Para esclarecer as ideias do Pacto e da Tetralogia Analítica, novas reflexões nos levaram a produzir outros textos, pelos quais as novas formulações de princípios e atitudes se tornassem exequíveis.
Ao ler o Decálogo Humanista Vivencial, que a seguir apresentamos ao leitor, será fácil entender todo o arcabouço de ideias que desenvolvemos, na linha da Tetralogia, do Pacto e da Macrópolis.
O texto, que dá saída imediata para o Decálogo, é “Perspectivas do Decálogo Humanista”.
De antemão esclareço que os textos da série Tetralogia têm como foco, uma prática transformadora.

São Paulo, setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário